terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Por Quem Cristo Morreu ?

!-- Início do código Imagem Folheados -->



O Grande Dilema

Todos os cristão entendem que Cristo morreu para redimir as pessoas, mas nem todos concordam sobre quem especificamente ele morreu. Arminianos, luteranos, e calvinistas concordam, por exemplo, que a satisfação de Cristo é suficiente para salvar todos os homens. Tambem concordam que os beneficios da salvação nao sao aplicados a todos os homens, mas apenas sobre os que crêem. Concordam ainda que a oferta do evangelho de ser feita a todos os homens com a real intenção de que se convertam. POr fim, concordam que todos os homens, mesmo os incredulos recebem algum beneficio d morte de Cristo. Mas a divergencia e forte ao responder a pergunta. A vinda de Cristo e sua morte expiatoria foi realizada com a intenção de salvar somenteos eleitos ou todas as pessoas?

Os arminianos crêem que Cristo não morreu por qualquer pessoa especial, mas, de alguma forma, ele morreu por todo o mundo. Assim, ele apenas tornou possível a salvação a todos, mas depende exclusivamente de cada um fazer uso ou não dp poder redentor qie Cristo conquistou. Neste sentido a morte de Cristo seria apenas potencialmente o caráter salvifico, e não objetivamente. Ele só se torna efetiva quando alguém consente com arrependimento e fé e então passa a usufruir dos benefícios salvíficos de morte do Redentor.

O calvinista vê na Bíblia uma posição bem diferente. Cristo morreu apenas pelos crentes, apenas pelo eleito. Ou seja, ele morreu com o propósito específico de salvar apenas a quem ele de fato aplica a salvação. A essa ideia, tem se dado o nome de Expiaçao Limitada. Por limitada não se entende que a expiação tenha poder limitado, mas que tem efeito sobe um numero limitado de pessoas, os eleitos.


A Resposta Bíblica

...continua....

Nenhum comentário: