quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dica, para muita gente. Você conhece o PASEP?

Dica, para muita gente. Você conhece o PASEP?

Devido a falta de comunicação entre os membros da família, o que é cultural, nem sempre os filhos e os netos sabem o que os pais e os avós fizeram de investimento para eles. Muitas pessoas, que já morreram, foram funcionários públicos federais e deixaram um considerável dinheiro, no PASEP, dinheiro esse que só poderia ser resgatado em caso de aposentadoria ou de morte, neste último caso, pelos herdeiros. É um dinheiro que fica depositado no Banco do Brasil, sempre sendo corrigido (ainda bem), sem que o banco saiba que a pessoa esteja viva ou não. Neste caso, o banco fica, também, na expectativa de que um herdeiro passe lá, algum dia, e resgate o valor. Não comunica nada a ninguém porque não sabe quem são essas pessoas.

Se as pessoas não procuram saber o que o banco faz? Ele simplesmente "expurga" a conta do seu sistema, e quando você chega lá, cadê o dinheiro? simplesmente sumiu e você não tem idéia de quem se apoderou dele, porque funcionário nenhum informa nada, ninguém lhe dá documento nenhum e fica tudo por isso mesmo. Tenho um caso deste, semelhante, em minha família e estamos entrando com ação judicial, exigindo que o banco informe o paradeiro do dinheiro.

Portanto, se você tem algum membro da família que já tenha morrido, e que fora funcionário público federal, vá a uma agência do Banco do Brasil, esta semana mesmo, passe os dados dele e consulte se ele deixou alguma coisa. Posso garantir que a grande maioria das pessoas deixou dinheiro, sim, e ainda não está expurgado. Se você tiver o número do PASEP dele, guardado em casa, melhor ainda.

Nenhum comentário: